Semana da Comunicação FECAP 2015 – DO ANALÓGICO AO DIGITAL.

De 11 a 15 de maio, no Teatro FECAP, ocorreu a Semana da Comunicação FECAP 2015 – DO ANALÓGICO AO DIGITAL. Evento organizado pelos alunos de comunicação social do 6º semestre de Publicidade e Propaganda e Relações Públicas da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, FECAP. As palestras foram divididas em dois blocos e o Versátil RP esteve lá todos os dias e conta para vocês o que aconteceu.

Teatro FECAP (foto: Mariangela Sena/ Versátil RP)
Teatro FECAP (foto: Mariangela Sena/ Versátil RP)

No primeiro dia, quem estreou o palco foi o famoso cenógrafo chileno Juan Castiglionee. Falando sobre criação e desenvolvimento de eventos, ele levantou uma reflexão: “por que escolher comunicação?” Umas das falas mais expressivas do primeiro dia foram ditas por ele: “para trabalhar com comunicação, é preciso ter dom, ter nascido para ser um comunicador. Costumo dizer que não existe crise para o setor de comunicação. Todos se comunicam. E se todos se comunicam, há mercado suficiente para quem entra no setor.”

PC Siqueira em Teatro FECAP (foto: Mariangela Sena/ Versátil RP
PC Siqueira em Teatro FECAP (foto: Mariangela Sena/ Versátil RP

Um dos precursores da simples ideia de gravar suas opiniões sobre diversos assuntos, o Vlogger PC Siqueira, ficou bastante conhecido pelo canal “Mas Poxa Vida” no Youtube. Mas o ápice de seus vídeos ocorreu durante as manifestações de 2013. O grande alcance de público e de visualizações em pouco tempo possibilitou o seu sucesso. Sobre o sucesso, PC Siqueira afirma que “Sucesso, problema resolvido. Popularidade nunca é um problema resolvido sempre está em desenvolvimento.”  Atualmente, ele continua com o seu canal de opiniões, também tem um outro de culinária gourmet e apresenta um programa de games no canal Play TV. “Estudem, galera! E se você já sabe um pouco, aprenda um pouco mais do que você já sabe.”, ensina Siqueira.

No segundo dia tivemos a presença de dois profissionais renomados da comunicação: Hiram Baroli, gerente de Publicidade do Grupo Folha e sua palestra “o jornal multiplataforma”; e Paulo Marinho, Superintendente de Comunicação Corporativa do Itaú Unibanco, que falou sobre “influência das mídias na reputação do banco Itaú.” Ambos levantaram a discussão: “como o setor de comunicação vai se adaptar as evoluções tecnológicas?” E sabe qual é a resposta? Não tem outro jeito, o jornal impresso terá que caminhar junto com o digital, a tecnologia está em todos os setores. O profissional precisa acompanhar as mudanças. Para Baroli, “o ideal é unir o jornal impresso a um portal de notícias e a um aplicativo bem estruturado.”

Guilherme Alf em Teatro FECAP (foto: Mariangela Sena/ Versátil RP
Guilherme Alf em Teatro FECAP (foto: Mariangela Sena/ Versátil RP

Na quarta-feira o show foi dado pelos palestrantes Guilherme Alf – Todo Mundo Precisa de um RP e Nicole Cassiano, da Wunderman. Guilherme, na sua palestra “como se dar bem no mercado de RP”, deu dicas sobre as habilidades exercidas por um RP, “puxou a orelha” sobre a falta de comunicação das áreas. Entretanto, a grande “sacada” da palestra foi, “mantenha a calma e procure algo que você realmente se identifica, e tenha calma pois tudo chegará no seu tempo certo.” E para saber mais sobre tudo isso, Guilherme lançou seu primeiro livro: Adeus Golfinho Feio.

Nicole em “Social Media – Qual é a necessidade disso?” Nos ensinou a importância desse trabalho. Como faz? Quais são empresas que utilizam desse serviço? Quem são os clientes? Como os profissionais da área atuam nesse mercado? E o mais importante de tudo: “Social Media trabalha e trabalha muito, ele não fica só no Facebook, Twitter, Instagram, o dia todo não!”, afirmou. Para vocês terem uma ideia, Nicole comanda uma equipe de 25 pessoas. Ela garante: tem muito trabalho todos os dias.

Nicole Cassiano em Teatro FECAP  (foto: Mariangela Sena/ Versátil RP)
Nicole Cassiano em Teatro FECAP (foto: Mariangela Sena/ Versátil RP)

O Social Media tem que ser criativo, curioso, gostar de mídias sociais, ter empatia, entender o produto e o público, e, por fim, ter uma boa escrita. Nicole mostrou que ser Social Media é muito interessante além de ser uma profissão que está ganhando mais espaço no mercado.

Chegamos na quinta-feira e quarto dia do evento. Daniel Padilha do Pimp My Brand, falou sobre Branding. A pergunta é: o que você realmente deseja? Padilha fez questão de enfatizar essa pergunta, por que é a partir dela que tudo deve ser desenvolvido. Trabalhar com marcas exige muito mais que uma criação, é necessário conhecer o que você quer. Precisamos estar bem ordenados com o que desejamos, o que o cliente quer e o que o público quer dessa marca. Antes de pensar só em dinheiro é preciso pensar na marca como pessoa.

Põe na Roda em Teatro FECAP (foto: Mariangela Sena/ Versátil RP)
Põe na Roda em Teatro FECAP (foto: Mariangela Sena/ Versátil RP)

E os garotos, Pedro HMC, Nelson Sheep e Felipe Abe do “Põe na Roda” causaram um frisson nessa noite. O canal no Youtube é para o público gay, porém, por ter um texto bem estruturado, uma comunicação clara com uma linguagem bem-humorada, os vídeos atingem outros públicos também. Tudo começou através de uma brincadeira entre três amigos que resolveram falar, sobre assuntos que abordam o cotidiano gay de uma forma engraçada. O canal tem pouco mais de um ano que está no ar e já possui milhões de visualizações. A novidade mais recente é a participação do Põe na Roda em uma campanha que será lançada pela ONU (Organização das Nações Unidas) junto com os cantores Rick Martin e Daniela Mercury.

E, por fim, a sexta-feira e último dia do evento. Nada como uma peça de teatro para fechar a semana da comunicação com muita alegria e risos. Silvetty Montilla fez a pré-estreia do seu stand-up: É o que tem pra hoje, e garantiu o encerramento da semana com sucesso.

Não podemos deixar de falar do apoio dos professores, pois sem eles esses alunos não estariam tão capacitados assim. Um conjunto de ações que nos trouxeram grandes profissionais da Comunicação para nos passar um pouco das suas experiências e nos deram a oportunidade de ouvi-los e admirá-los. Agradecemos toda a inspiração.

Texto publicado originalmente para o blog Versátil RP: http://migre.me/q7oKj

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s