A natureza e o nosso mundo

No último mês de outubro o Versátil RP acompanhou o lançamento da  nova série do canal NatGeo, “BreakThrought – Bem-Vindo ao Futuro”,  tem como principal assunto, a preocupação com o futuro do meio ambiente. Pois é, trouxemos com muito orgulho essa pauta para entreter e alertar todos vocês. Mas, infelizmente, não podemos deixar de falar sobre uma das maiores tragédias da história do país, ocorrida em Mariana, tradicional cidade de Minas Gerais. E no mês de novembro o entretenimento ficou triste. Ficamos todos assustados no dia último dia 5. O que eram aquelas imagens? Todas estão em nossas memórias até hoje .

Desde então todos dias a mídia  nos traz novas informações sobre o incidente. Não estamos aqui para acusar ninguém e muito menos passar a “mão na cabeça” de nenhuma empresa. Porém, uma tragédia desse tamanho não pode ser tratada como uma simples fatalidade. Mariana nunca será a mesma, as pessoas, os animais, os rios, a flora, a fauna, os pescadores, o mar e todo o ecossistema. Muita gente prejudicada por vários anos.

Não é legal para o Brasil, não é bom para povo, não é bonito de se ver, de ser lembrado e comentado. Pelo ao contrário, a imagem do país para mundo é de total desprezo e irresponsabilidade. Decepção é o que sentimos quando vemos o antes e o depois, chega a doer o coração.

Há ainda o descaso na tratativa por parte dos envolvidos, governantes e empresários. Só se ouve falar em multa de bilhões. Cadê a punição? Onde estão os verdadeiros culpados? Até agora só especulações.

Não deixe de aproveitar a natureza que está por aí perto de você. Curta andar nos parques, leve seus filhos para brincar ao ar livre, conserve o verde, separe o seu lixo, plante uma árvore. Se não for possível, apenas a abrace. Já é o bastante para mantê-la viva dentro de você.

parque

Parque Ecológico do Tietê – São Paulo (Foto: Mariangela Sena/ Versátil RP)

O que resta para nós além da tristeza e o medo? Como será daqui para frente? Quantos mais irão sofrer? Teremos um sistema coletivo de recuperação dos rios? A água é um recurso natural cada vez mais escasso. O Rio Doce todo manchando inundado de lama. Quantas vidas dependem desse rio? Muitas. A minha, a sua, a nossa e de todos nós. Quanto vale tudo isso?

Obs: texto publicado originalmente no blog: Versátil RP http://migre.me/szvMj

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: